terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Como orçar???? Dicas para se dar um orçamento justo e razoável


  Quanto cobrar por uma instalação de ventilador de teto, ou para trocar a fiação de uma casa com 50m² ?!?!?! Dúvidas frequentes em profissionais menos experientes, principalmente quando se lançam a trabalhar como autônomos, ou até mesmo no bico de fim-de-semana...
  Bem, saber administrar sua mão de obra é fundamental, já que sua sobrevivência profissional e até mesmo pessoal depende disto. Saber qual é seu tempo hábil para determinado serviço, custos e despesas com deslocamento, taxas fiscais, são alguns fatores que entram na composição de preço de um orçamento.
 Algumas dicas para quem esta entrando na área de instalador seguem por 
aqui:
  • NUNCA SE NORTEIE PELO PREÇO DA CONCORRÊNCIA  O que cobram na verdade pode ser uma composição de preço que não te atende nem ao seu cliente, e muitas vezes só mesmo o (mau) escrúpulo de um profissional que quer lucrar explorando, ou a inexperiência de quem não conhece nada do "riscado"
  • CONHEÇA BEM AS PARTICULARIDADES DO QUE VOCÊ VAI EXECUTAR  Tudo começa bem entre você e seu cliente, quando você considera as necessidades do seu cliente e apresenta as melhores alternativas, baseadas em normas técnicas, por isso é fundamental investir em seu aprimoramento técnico (já consegui um orçamento melhor porque expliquei para um cliente como e para quê servia um disjuntor DR...)
  •  LEVE EM CONTA TODOS OS FATORES RELEVANTES NA HORA DE COMPOR PREÇO  Certas vezes algo sai do controle ou você toma prejuízo por se deparar com uma situação que desconsiderou mesmo sabendo que poderia ocorrer, como um item do material que foi retirado do mercado, ou a necessidade de um profissional adicional, como um pedreiro, por exemplo.
  • NÃO SE SINTA O "BAM BAM BAM" DA SITUAÇÃO  Frases do tipo "eu tenho 20 anos de experiência nisto", ou "sou formado e tenho diploma na área" não colam na hora de justificar um orçamento; preço final sempre parece alto, mas quando se detalha um valor, apresentando condições de pagamento, como parcelamento, por exemplo, são muito mais apresentáveis do que um valor no cartão de visita.          
   Aqui vai o link de um site em que admiro pelo conteúdo, que é o Clube do Instalador (http://fastseg.blogspot.com.br), com a tabela de preços que é resultado de pesquisas em todo o território nacional por órgãos como Instituto para o Desenvolvimento do Trabalho (IDET) - CE e SENAC - SP.
   Outro site com conteúdo muito bom para quem procura aprimoramento técnico é a Sala da Elétrica (http://www.saladaeletrica.com.br), que tem como administrador o Engº Everton Moraes, referência na área de ensino técnico em eletrotécnica.
Então, rumo ao conhecimento!

http://www.4shared.com/office/lgbK9gI1ba/guia_eletricista_clube.html
Tabela de preços eletricista 2016-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário