quinta-feira, 9 de março de 2017

Reatores e lampadas eletrônicas queimando à toa?!?!?!

   Esta semana passada fiz um retrospecto sobre os chamados que tenho tido e percebi que os chamados por iluminação tem sidos os mais altos, embora os menos rentáveis; Em quase todos os casos, se tratam de lampada ou reator eletrônicos, incluindo-se ai lâmpadas LED, acredite se quiser...
 No caso que me chamou mais atenção foi de um dos meus clientes, pois ele já havia trocado (ele mesmo, pois não queria pagar ninguém, chamado M.D.V.!), e por ultimo, substituiu as lampadas eletrônicas por lampada LED. MAAASSS, continuava a queima. Pois bem meu caro leitor, chegando até ele, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi verificar o quadro de distribuição, já suspeitando de um neutro aberto, mas descartei apos verificação visual; pensei em variações elétricas oriundas da rede, e de novo a lampada( em minha cabeça!) acendeu: SURTOS!!! Como sou o Primo Pobre e não tenho um analisador de energia, procurei meu Primo Rico e pedi emprestado um alicate Watímetro, e, veja só o que encontrei, depois de descarregar as medidas do Datta logger, que coletava medidas a cada 0,4 segundos e transformar em planilha:
   Na minha tabela vinda do datalogger do analisador tinha valores registrados até 999, porem apresentei apenas um intervalo de 220 registros,onde encontrei as anomalias. Foi em pouco mais de 6 minutos de observação, onde detectei 3, 3 surtos, na faixa de 1400 V!!!!! Se tivesse diminuido o tempo de intervalo de amostragem, talvez teria encontrado muito mais!!!!

   Não preciso nem dizer o que é surto de tensão para você entender o que pode causar, mas vamos lá! O surto de tensão é um aumento de tensão de curta duração no valor normal da sua instalação elétrica. Ou seja, ele ocorre quando uma tensão de alimentação de, por exemplo, de 110 volts ou 220 volts eficazes, passa, de repente, a um pulso com dois mil volts e começa a circular pela rede,  até chegar ao equipamento. Este pulso é muito rápido (veja uma representação gráfica abaixo) e não é detectado pelos dispositivos de proteção normais, como o disjuntor ou o DR.

Os equipamentos eletroeletrônicos são fabricados para suportar estes impulsos até 1500 volts em média, o que significa que se este pulso de dois mil atingi-lo, provavelmente irá danificá-lo.
Mas de onde surgem estes pulsos chamados de surto de tensão? Surgem das descargas atmosféricas (raios), que podem atingir as redes de energia ou mesmo locais próximos, e, através da rede, chegar até sua residência. Podem também ser gerados por chaveamentos de cargas ou mesmo pelas manobras da concessionária de energia. Portanto, podem aparecer do nada.
Aqui, precisamos fazer uma observação importante: mesmo que o prédio ou a edificação tenha um sistema de proteção contra descarga atmosférica (para-raios), isso não significa que as instalações estejam protegidas contra os surtos de tensão.
Voltando ao tema, os surtos surgem e chegam ao equipamento podendo queimá-lo. Então é necessário protegê-lo com o Dispositivo de Proteção contra Surtos, conhecido como DPS.
Ele é um dispositivo simples em vários formatos, que tem a função de desviar para a terra o surto de tensão que vier a surgir nas instalações da rede.  Este dispositivo de proteção está previsto na norma de instalações elétricas de baixa tensão editada pela ABNT em 2004, e deve ser instalado na entrada de energia da edificação e em pontos de maior controle, como, por exemplo, nos apartamentos.

   O DPS possui algumas características interessantes, pois tem a capacidade de detectar o surto de tensão e desviá-lo para a terra na mesma velocidade em que o surto acontece, ou seja,
1 milisegundo, e reestabelecer a energia em seguida.

  Findo isto, apresentei o relatório ao meu cliente M.D.V., sugeri a instalação do DPS no QDG  do Apartamento dele, e com menos de R$200 estava resolvido o problema de troca de lampadas semanal...

   Você deve estar com uma pulga atrás orelha, afinal o que é M.D.V.????

Mão De Vaca

Tá explicado? rsrsrsr

Erit quaestio scientium nostrum est!!!!
Sua dúvida será nosso conhecimento!!!!

3 comentários:

  1. Qual o valor do DPS que usou para esse caso?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação, jroberto! Como o cliente não tinha mais de um quadro de distribuição (iluminação e tomadas, juntos) eu instalei um Dps da Clamper classe II, 20 kA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero dizer, 4 módulos Dps classe II, 20 kA (3 F + N)

      Excluir